STJ reconhece que abono de permanência integra cálculo de férias e 13º salário

STJ reconhece que abono de permanência integra cálculo de férias e 13º salário

A decisão da Primeira Seção do STJ tem efeito vinculante e será aplicada a processos semelhantes em todo o país.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o abono de permanência deve ser incluído no cálculo do adicional de férias e da gratificação natalina (13º salário) dos servidores públicos. A decisão, proferida pela Primeira Seção da Corte no julgamento de recursos repetitivos (Tema 1233), tem efeito vinculante e será aplicada a processos semelhantes em todo o país.

O entendimento firmado é de que o abono de permanência possui natureza remuneratória e permanente, sendo parte integrante da remuneração do servidor enquanto este permanecer em atividade, mesmo já tendo completado os requisitos para aposentadoria voluntária. Com isso, o valor deve ser considerado no cálculo de verbas que têm como base a remuneração, como as férias e o 13º salário.

A tese aprovada pelos ministros foi clara: “o abono de permanência, dada sua natureza remuneratória e permanente, integra a base de incidência das verbas calculadas sobre a remuneração do servidor público, tais como o adicional de férias e a gratificação natalina.”

O advogado José Luis Wagner, sócio do escritório Boechat e Wagner Advogados, esteve presente na sessão presencial e também apresentou memoriais, atuando em parceria na defesa da Seção Sindical de Bento Gonçalves/RS do SINASEFE Nacional.

CATEGORIAS
.

POSTS RELACIONADOS

Sem categoria

ALERTA DE GOLPE

Um grupo criminoso tem utilizando o nome do escritório, bem como dos sócios Carlos Boechat e José Luis Wagner, para aplicar o GOLPE DOS PRECATÓRIOS.

Leia mais
Sem categoria

CUIDADOS PARA NÃO CAIR EM GOLPES

Golpistas têm se passado por representantes do Escritório, seus advogados e associações assessoradas para cometer fraudes. Esses criminosos entram em contato via WhatsApp, fingindo ser

Leia mais
plugins premium WordPress